Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

sábado, 6 de abril de 2013


A motivação no processo ensino aprendizagem – Cecília Daneu – Professora da CEFET-BA – 5ª Revista Objetiva.

Neste texto apresentado na aula pela professora Gina Teixeira é abordado um assunto pertinente, sobre o passo inicial para a motivação dos alunos em sala de aula – O RESPEITO.

Antes de chegar aos recursos que utilizamos em sala de aula: as estratégias de ensino, as teorias de aprendizagem, há algo mais importante que devemos pensar – O ALUNO, deve partir do professor o trabalho da tolerância, do amor, do respeito e acreditar nele para que o leve a pensar que está em um lugar em que ele pode se expressar, ser ouvido e aprender e, também, deixar sua marca compartilhar o aprendizado, mas porque cabe ao professor o respeito sabendo que há tantos alunos indisciplinados na sala de aula? Porque é o professor que é autoridade na sala de aula e é ele dele que deve partir essa relação, o aluno quando chega na sala de aula espera o que esse professor tem a deixar para ele, o professor deve conhecer o seu papel já que além de educador ele pode ter uma grande influência na vida daquele aluno, sabendo manter uma relação de respeito poderá fazer uma grande diferença na vida dele, além do mais não basta chegar na sala e transmitir para o aluno apenas conteúdo, acreditando que a autoridade que o professor possui na sala de aula esteja relacionada àquele que tem o poder sobre tudo e todos além de achar que é o dono do saber.

Sempre digo que o professor que cumpre com sua função com competência é aquele que sabe qual é o seu real objetivo, lá o seu íntimo, o que o fez escolher tal profissão e o que o motiva para isso, com certeza o centro de tudo que compõe este objetivo é o aluno, criar uma relação de confiança é de extrema importância dentro de uma sala de aula.

O respeito ao aluno e consequentemente à sua profissão está contida a amizade, a compreensão, o acreditar na capacidade deles, estimular a segurança no que faz, o ouvir, a transparência, etc. Tudo isso, é o passo principal e inicial para uma relação dentro do ambiente escolar , após isso entra os recursos que auxiliam na sala de aula.

Quando Cecília Daneu – professora da CEFET-BA – escreveu sobre a motivação no processo ensino aprendizagem, ela nos faz acreditar que ainda é possível haver um ensino de qualidade e retorno positivo quando mantemos uma relação respeitosa.
Um grande texto que nos encoraja a ir com confiança para a sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário