Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Os 04 pilares da educação - por Rubem Alves

1º Vídeo - APRENDER A SER

Um vídeo que nos conduz a pensar sobre algo de extrema importância na sala de aula, OUVIR.
Os alunos tem voz e essas vozes precisam ser ouvidas, e qual lugar melhor para se fazer isso que a sala de aula?
Neste mesmo vídeo vemos que além de ouvir devemos saber OLHAR. De que maneira olhamos para os nossos alunos? Damos atenção à eles? 
Aprender a ser, é saber como explorar aquele espaço e aqueles indivíduos para que a aprendizagem seja completa, para que eles se sintam acolhidos.
Nos texto de Cecília Daneu, já publicado anteriormente neste blog, fala sobre o respeito, acho imprescindível este respeito do ouvir e do olhar na sala de aula, é essencial na vida do aluno e também do professor. 

2º VíDEO - APRENDER A CONVIVER

CONHECIMENTO E PODER

Faço alusão aqui ao perceber o poder que temos nas mãos quando construirmos conhecimento, levar ao aluno a entender o significado de estar na escola e, também, sobre o poder que eles tem nas mãos de mudar ou produzir coisas incríveis. Sentirem-se otimistas. 
Envolve descoberta do desconhecido, das perturbações, satisfação, sentir-se alguém.

QUALIDADES DO PROFESSOR

Respeito como já falamos acima (ouvir, olhar), fazê-lo sentir que estão sendo tratados de igual para igual, não abusar de sua autoridade, fazer com eles tenham abertura para sentar e expressar seus anseios, dúvidas, ideias e saber que podem contar contigo. Saber que não mais que o aluno, que não é superior e que a dificuldade dele poder lhe ensinar muita coisa. 

VÍDEO 03 - APRENDER A APRENDER

Amor, vontade de ensinar o mundo para entendê-lo, para nos deslumbrarmos, para viver. 
Saber o essencial da profissão não é encarar o aluno como um saco vazio a ser enchido, pois ficará na memória dele apenas o que ele lhe é essencial, cabe ao professor conhecer a real necessidade desses alunos, como no filme Escritores da Liberdade em que a professora percebeu que apenas passar conteúdos em uma turma tão difícil, sem perspectiva de vida alguma não os levaria a lugar algum, pois não eram o que eles precisavam compreender, eles precisavam aprender os conteúdos e além dos conteúdos, ele precisavam aprender o valor da vida.

4 º VÍDEO - APRENDER A FAZER

“O pensamento só entra em ação quando ele é provocado pelo desejo” (Rubem Alves).
 Despertar o pensamento através do desejo, estimular a fazer algo prazeroso, tornar aquilo gostoso de fazer, de aprender. Auxiliá-los, aguçando sua vontade de saber e essa vontade já existe dentro deles e não só a vontade mas, também, a criatividade, só precisam de um estímulo. 

Para encerrar, abaixo segue uma reflexão a respeito do vídeo que assistimos na sala de aula com a professora Gina Teixeira, de Mário Sérgio Cortela.

O bom professor é aquele que sabe aprender, que tem humildade e entende que não é o dono do saber, pois o professor aprende todos os dias, aprende quando estuda, se atualiza, aprende com seus alunos, aprende com as adversidades da profissão, aprende com a experiência, ele não ensina ele compartilha conhecimento, ele fala e também ouve, ele estimula, dá espaço, encaminha e muitas vezes se surpreende com os resultados, isso é ter humildade, é não achar-se o dono do conhecimento.
"O professor é um eterno estudante, ele aprende todos os dias". (Tássia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário