Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estágio I - Prática de ensino em língua inglesa I


 OBSERVAÇÃO DAS AULAS E ENTREVISTAS

Dia: 01 de novembro de 2012 – Primeiro dia de observação da aula.

Seria na terceira semana deveria ter acontecido na quinta-feira, visto que o professor regente havia combinado comigo que na quarta-feira ele só trabalharia as atividades laborais, porém estive na escola mas a mesma estava fechada para realização da prova do ENEM. Não havendo assim observação da aula.

Dia: 08 de novembro de 2012

Quinta-feira esperei até às 20:30min. Mas, o professor não compareceu não pude aplicar o plano B com a entrevista com os alunos pois ainda não os conhecia e sem a mediação do professor ficou inviável.

 Dia: 14 de novembro de 2012.

Quarta-feira seria atividades laborais na turma do EJA – 2º Ciclo do ensino fundamental, no entanto como o professor não havia dado aula na sexta-feira (na sexta ele dá aula na mesma turma), ele resolveu trocar deu a aula de sexta no lugar das atividades laborais – aproveito para explicar o que são atividades laborais:  é um dia em que o professor é livre para tratar de qualquer assunto (de sua escolha) em sala com os alunos correspondentes à aula de língua inglesa, geralmente ele trabalha gramática nesse dia.

Enfim, ele começou corrigindo um exercício que havia passado para casa, o detalhe é que quase ninguém respondeu, o exercício se referia ao vocabulário e sua tradução para o português sobre assuntos que os alunos lidam no dia-a-dia, como as palavras que habitualmente lidamos no ambiente de internet como CHAT, TWITTER,etc. além de tratar do vocabulário tinha uma questão no exercício que tratava de completar espaços de uma frase escrita em português mas no espaço deveria ser escrito em inglês à escolha através do contexto entre duas opções de resposta.

A sala neste dia estava vazia bem como a escola, pois era véspera de feriado em Salvador. No início da aula haviam apenas quatro alunas e em seguida iam chegando os demais, no final da aula haviam 8 alunos em sala. Esta turma possui pouco mais de trinta alunos, o professor me informou ter apenas uma faixa de pouco mais de dez alunos que frequentam regularmente segundo o mesmo, devido à greve dos professores.

Enfim, a aula transcorreu bem a turma pareceu-me respeitosa não ouvi muita conversa, a aula se deu o tempo todo falada em português com exercício de vocabulário sobre temas simples como nomes de estações do ano, meses do ano, passou um exercício para levarem para a casa sobre vocabulário de nomes de frutas, segundo o professor é trabalhado em sala a habilidade de fala com repetições, alegou não ter feito nenhum por conta da timidez da turma.

Mostrou-me uma atividade pontuada que foi passada a outra turma do mesmo ciclo nela continha também vocabulário, questões de assinalar com imagens em que deveriam associar com a proposição que o aluno julgasse correta, uma parte escrita de tradução, havia uma questão que tratava da diferença entre bulying e cyberbulying.

Dia: 21 de novembro de 2012

Segundo dia de observação da aula de fato, o professor ficou de me trazer os documentos para análise e algumas atividades, já que não tive a oportunidade de fazer no dia correspondente à essa atividade na escola, entretanto ele havia esquecido os documentos no outro carro.

A aula transcorreu tranquila, a turma estava mais cheia do que no primeiro dia. O professor me entregou alguns exercícios trabalhados aos logo no ano letivo – esses exercícios encontram-se nos anexos deste trabalho – como havia acontecido no primeiro dia, ele fez a correção dos exercícios que ele tinha enviado para que os alunos respondessem em casa, após a correção ele passou outro exercício que ele havia falado na aula passada também se referia a vocabulário neste caso sobre animais este exercício também era para ser respondido em casa.

Como seria o último dia de estágio, aproveitei para efetuar a entrevista com os alunos e com o professor no final da aula, tentei fazer a entrevista com o vice-diretor, porém o mesmo alegou estar ocupado e fiquei impedida entrevistá-lo.

A entrevista executada com os alunos foi feita em forma de questionário entregue à todos para responderem, continham perguntas objetivas e algumas abertas para que tivesse uma resposta mais concreta sobre o que eles pensam da aula de língua inglesa e a concepção deles sobre a aprendizagem de inglês, a entrevista com o professor se deu através de uma conversa o mesmo me respondeu abertamente às perguntas e foi bastante solícito. Por fim, conclui o estágio obtendo informações relevantes a cerca do ensino e aprendizagem de língua inglesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário