Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

sábado, 6 de abril de 2013

OBJETOS DO CONHECIMENTO


A professora Gina levou para a sala algumas informações importantes retiradas do PCNEM e da MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM, para a prática na sala de aula, o que aqui faço uma pequena análise do que foi abordado.

1) O ensino aprendizagem no período do Ensino Médio deve ter como objetivo formar pessoas conscientes de seu potencial para que este possa seguir seu caminho sentindo-se independente,  maduro, convicto de suas escolhas. 

2) O aprendizado de uma língua estrangeira abrange o conhecimento cultural, linguístico e sua visão de mundo, isso inclui também a possibilidade de interação social tão necessário em nossa sociedade nos dias de hoje. 

3) No que se refere ao estudo do texto deve habilitar o aluno a identificar basicamente as:

  • sequências discursivas, 
  • os gêneros textuais,
  • aspectos linguísticos gramaticais e lexicais,
  • tempos e modos verbais,
  • estudo e uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual.
4) É importantíssimo não separar as áreas de conhecimento, já que todos estão interligados. Separá-los gera desinteresse, cria contextos artificiais. 

5) A leitura precisa estar associada a  prática, fazendo relações com contextos reais do aluno, e este precisa ter um espaço para expressar-se.

6) Incentivar o aluno a participar de projetos multidisciplinares é aventurar-se a desenvolver habilidades, criatividades, sentir-se atuantes nas diversas situações de aprendizagem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário