Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estágio I: Prática de ensino em língua inglesa I


 AMBIENTAÇÃO

Dia: 17 de outubro de 2012 – Primeiro dia de estágio

Deveria ter sido o dia em que haveríamos de fazer a ambientação da escola o que infelizmente não ocorreu, pelo fato de alguns funcionários terem faltado e o vice-diretor da escola estava só para me atender e atender toda a escola, o mesmo alegou não estar com tempo para sair comigo e fazer a ambientação da instituição.

Dia: 24 de outubro de 2012 – Segundo dia de observação.

No segundo dia do estágio não foi realizada a verificação da documentação, pois o professor regente não se encontrava, portanto optei em aplicar o plano “B”, fazer a ambientação já que não havia conseguido no primeiro dia, cheguei à escola às 19h, para tentar conhecer a instituição já que, não foi possível a realização no primeiro dia, esperei pouco menos que meia hora para ser atendida pelo vice-diretor, pois estava havendo uma homenagem aos professores, o professor de inglês não estava presente.

Após a homenagem, fizemos a ambientação da escola que foi rápida o vice-diretor me mostrou a biblioteca que estava realmente cheia de livros e estava trancada logo perguntei se eles mantinham-na trancada para o acesso dos alunos, a resposta foi que ela é mais utilizada para aulas; mostrou-me também o laboratório de informática onde notei que era muito pequeno, mas ele logo me informou que não estava funcionando por problemas na rede e que já fora acionado junto à secretaria de educação e até agora não compareceram para solucionar o problema; o pavilhão do térreo além de ter a biblioteca, o laboratório, direção, coordenação, sala de professores, vice-direção, salas de armazenamento de equipamentos, cantina, há algumas salas de aula onde são destinadas para as turmas do EJA eixo 6 que corresponde à área de humanas, ou seja, o primeiro ano do EJA de ensino médio, no pavilhão de cima - 1º andar - , funcionam as salas correspondentes as séries de ensino fundamental II também EJA além das turmas que correspondem ao último ano do EJA de ensino médio que corresponde a área de exatas. o EJA não possui livros didáticos, há módulos e esses não abrangem a disciplina de língua inglesa, neste dia deveria ter sido a leitura crítica dos documentos da instituição, Projeto Político Pedagógico, plano de aula e de curso,etc e logo já iria aproveitar para perguntar ao professor sobre como ele dá aula de inglês sem ter o conteúdo no módulo adotado pelo EJA mas como o mesmo não comparecera deixei para a próximo dia da observação, percebi que o vice-diretor percorria pela escola procurando alunos que estavam sem fardas pedindo para pô-las ou pegar emprestado na coordenação para no final da aula devolvê-las, além de monitorar quem estava fora da sala. Exatamente às 20h acabou toda a vistoria e conversa.

Um comentário:

  1. Tássia, seu portfolio, desde o início muito bem estruturado , vc como comprometida que é , caprichou, mostrou conhecimento , pesquisou , aprofundou seus estudos e oportunizou-se trabalhar com as tICs, muito bem!
    Pena que ultrapassou o prazo dado por mim, só por isso não fechará com chave de ouro, com louvor, mas está de parabéns pelos relatos e comentários acerca de seu processo ensino-aprendizagem. Go ahead!

    ResponderExcluir