AMBIENTAÇÃO
Dia: 17 de outubro de 2012 –
Primeiro dia de estágio
Deveria ter sido
o dia em que haveríamos de fazer a ambientação da escola o que infelizmente não
ocorreu, pelo fato de alguns funcionários terem faltado e o vice-diretor da
escola estava só para me atender e atender toda a escola, o mesmo alegou não
estar com tempo para sair comigo e fazer a ambientação da instituição.
Dia: 24 de outubro de 2012 –
Segundo dia de observação.
No segundo dia do
estágio não foi realizada a verificação da documentação, pois o professor
regente não se encontrava, portanto optei em aplicar o plano “B”, fazer a
ambientação já que não havia conseguido no primeiro dia, cheguei à escola às
19h, para tentar conhecer a instituição já que, não foi possível a realização
no primeiro dia, esperei pouco menos que meia hora para ser atendida pelo
vice-diretor, pois estava havendo uma homenagem aos professores, o professor de
inglês não estava presente.
Após a homenagem,
fizemos a ambientação da escola que foi rápida o vice-diretor me mostrou a
biblioteca que estava realmente cheia de livros e estava trancada logo perguntei
se eles mantinham-na trancada para o acesso dos alunos, a resposta foi que ela
é mais utilizada para aulas; mostrou-me também o laboratório de informática onde
notei que era muito pequeno, mas ele logo me informou que não estava
funcionando por problemas na rede e que já fora acionado junto à secretaria de
educação e até agora não compareceram para solucionar o problema; o pavilhão do
térreo além de ter a biblioteca, o laboratório, direção, coordenação, sala de
professores, vice-direção, salas de armazenamento de equipamentos, cantina, há
algumas salas de aula onde são destinadas para as turmas do EJA eixo 6 que
corresponde à área de humanas, ou seja, o primeiro ano do EJA de ensino médio,
no pavilhão de cima - 1º andar - , funcionam as salas correspondentes as séries
de ensino fundamental II também EJA além das turmas que correspondem ao último
ano do EJA de ensino médio que corresponde a área de exatas. o EJA não possui
livros didáticos, há módulos e esses não abrangem a disciplina de língua
inglesa, neste dia deveria ter sido a leitura crítica dos documentos da
instituição, Projeto Político Pedagógico, plano de aula e de curso,etc e logo
já iria aproveitar para perguntar ao professor sobre como ele dá aula de inglês
sem ter o conteúdo no módulo adotado pelo EJA mas como o mesmo não comparecera
deixei para a próximo dia da observação, percebi que o vice-diretor percorria
pela escola procurando alunos que estavam sem fardas pedindo para pô-las ou
pegar emprestado na coordenação para no final da aula devolvê-las, além de
monitorar quem estava fora da sala. Exatamente às 20h acabou toda a vistoria e
conversa.
Tássia, seu portfolio, desde o início muito bem estruturado , vc como comprometida que é , caprichou, mostrou conhecimento , pesquisou , aprofundou seus estudos e oportunizou-se trabalhar com as tICs, muito bem!
ResponderExcluirPena que ultrapassou o prazo dado por mim, só por isso não fechará com chave de ouro, com louvor, mas está de parabéns pelos relatos e comentários acerca de seu processo ensino-aprendizagem. Go ahead!