Portfólio - Tássia Pardo Vieira

Página destinada à apresentação de trabalhos, observação de aulas e reflexões referentes a disciplina de Estágio Supervisionado I e II - Prática de ensino em Língua Inglesa, ministrada pela professora Gina Maria imbroisi teixeira, 6º semestre do curso de Letras com hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas - Centro universitário Jorge Amado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrageira - Ensino fundamental e médio


11 de dezembro de 2012

PCN e PCNEM – Língua Estrangeira: um breve relato.

PCN

Sobre os Parâmetros curriculares nacionais de ensino fundamental vemos que a justificativa social para a inclusão de uma língua estrangeira (LE) no currículo depende do uso da mesma por parte da população.
A habilidade de leitura engloba o aprendizado geral de uma língua estrangeira inclusive é bastante utilizado nos exames para admissão a cursos superiores, porém o foco na leitura não exclui outras habilidades como compreensão oral e produção oral e escita.
Para que uma LE seja incluída do currículo, alguns fatores precisam ser considerados como:
·       Fatores históricos = quando uma língua tem relevância a nível das trocas interacionais no âmbito da cultura, educação, ciência, trabalho, etc.
·        
     Fatores relativos às comunidades locais = refere-se à convivência entre comunidades locais e imigrantes ou indígenas. Aqui as relações envolvidas são justificadas como inclusão de língua estrangeira, entretanto quando se trata de comunidades indígenas e de surdos a própria língua portuguesa é tida como segunda língua.
·        Relativos a tradição = trata-se das trocas culturais entre o Brasil e outros países.
Infelizmente o contexto da sala de aula de LE é bastante deficiente, primeiro por não ser vista como uma disciplina importante e inclui além disso outras dificuldades como salas de aula numerosas, tempo de aula insuficiente, falta de materiais e o próprio ensino da língua dado sem objetivo.

No aspecto que se refere a caracterização do objeto de ensino o PCN de ensino fundamental de língua estrangeira está ligado ao aprendizado e seu uso, ou seja, o que se ensina deve estar voltado para o uso em seu contexto real daquilo que aprendeu.

PCNEM

Sua importância está novamente ligada ao conhecimento de várias culturas e a integração no mundo globalizado..

Os problemas relacionados a aula de LE no ensino médio, segundo o PCNEM refere-se falta de estímulo por parte do professor a inentivar o aluno a ler e escrever em uma língua estrangeira que difere da sua língua materna, assumindo assim uma aula monótona, sem motivação e nada interessante perdendo os valores relevantes ao ensino da língua-alvo.

Deve-se ao fato de existir uma carência na formação de professores de LE e a falta de interesse dos alunos e, também, professores em apreender outros idiomas, por causa da predominância do inglês além de tudo isso hpa uma escassez de materiais didáticos que são muito úteis e contribuem como um auxílio no ensino da LE.

Para o PCNEM (2000.p.26) o aprendizado da LE:
“funcionam como meios para se ter acesso ao conhecimento e, portanto, às diferentes formas de pensar, de criar, de sentir, de agir, e de conceber a realidade, o que propicia ao indivíduo uma formação mais abrangente e, ao mesmo tempo, mais sólida”.

Esta frase conclui as inúmeras vantagens quando nos dispomos a aprender uma língua estrangeira.

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