11 de dezembro de 2012
PCN e PCNEM – Língua Estrangeira: um breve relato.
PCN
Sobre os Parâmetros curriculares nacionais de ensino
fundamental vemos que a justificativa social para a inclusão de uma língua
estrangeira (LE) no currículo depende do uso da mesma por parte da população.
A habilidade de leitura engloba o aprendizado geral de uma
língua estrangeira inclusive é bastante utilizado nos exames para admissão a
cursos superiores, porém o foco na leitura não exclui outras habilidades como
compreensão oral e produção oral e escita.
Para que uma LE seja incluída do currículo, alguns fatores
precisam ser considerados como:
· Fatores históricos = quando uma língua tem
relevância a nível das trocas interacionais no âmbito da cultura, educação,
ciência, trabalho, etc.
·
Fatores relativos às comunidades locais =
refere-se à convivência entre comunidades locais e imigrantes ou indígenas.
Aqui as relações envolvidas são justificadas como inclusão de língua
estrangeira, entretanto quando se trata de comunidades indígenas e de surdos a
própria língua portuguesa é tida como segunda língua.
· Relativos a tradição = trata-se das trocas
culturais entre o Brasil e outros países.
Infelizmente o contexto da sala de aula de LE é bastante
deficiente, primeiro por não ser vista como uma disciplina importante e inclui
além disso outras dificuldades como salas de aula numerosas, tempo de aula
insuficiente, falta de materiais e o próprio ensino da língua dado sem
objetivo.
No aspecto que se refere a caracterização do objeto de
ensino o PCN de ensino fundamental de língua estrangeira está ligado ao
aprendizado e seu uso, ou seja, o que se ensina deve estar voltado para o uso
em seu contexto real daquilo que aprendeu.
PCNEM
Sua importância está novamente ligada ao conhecimento de
várias culturas e a integração no mundo globalizado..
Os problemas relacionados a aula de LE no ensino médio,
segundo o PCNEM refere-se falta de estímulo por parte do professor a inentivar
o aluno a ler e escrever em uma língua estrangeira que difere da sua língua
materna, assumindo assim uma aula monótona, sem motivação e nada interessante
perdendo os valores relevantes ao ensino da língua-alvo.
Deve-se ao fato de existir uma carência na formação de
professores de LE e a falta de interesse dos alunos e, também, professores em
apreender outros idiomas, por causa da predominância do inglês além de tudo
isso hpa uma escassez de materiais didáticos que são muito úteis e contribuem
como um auxílio no ensino da LE.
Para o PCNEM (2000.p.26) o aprendizado da LE:
“funcionam como meios para se
ter acesso ao conhecimento e, portanto, às diferentes formas de pensar, de
criar, de sentir, de agir, e de conceber a realidade, o que propicia ao
indivíduo uma formação mais abrangente e, ao mesmo tempo, mais sólida”.
Esta frase conclui as inúmeras vantagens quando nos dispomos
a aprender uma língua estrangeira.
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