Nesta aula, foi apresentada as quatro habilidades básicas no aprendizado de língua inglesa.
Duas habilidades receptivas e duas produtivas: São elas:
- Ler e ouvir (reading and lestening) chamadas de INPUT - RECEPTIVAS
- Falar e escrever (speaking and wrinting) chamadas de OUTPUT - PRODUTIVAS
Mas, ao que se referem cada uma delas?
INPUT
1- LER / READING
Como em qualquer língua, a leitura é importantíssima para o aprendizado. Através dela adquirimos um maior conhecimento e percepção do mundo que nos rodeia.
Na prática da leitura, o professor utiliza estratégias que facilite o aprendizado. Primeiro a leitura horizontal, nesta prática faz-se uma leitura superficial para retirar do texto aquilo que está presente nele, a que gênero se refere, qual o autor, do que fala, etc. Segundo, a leitura vertical feita mais detalhadamente procurando buscar no texto informações que nem sempre está presente nele. Essas práticas são mediadas pelo professor. Na primeira, como foi relatado na aula da professora Gina Teixeira, faz-se uma única lida no texto em voz alta pelo professor ou pelo aluno, já a segunda é trabalhada em sala com um planejamento prévio e com o professor induzindo os alunos à reflexão do texto lido para isso, o professor deve ter atenção com a escolha dos gêneros textuais que levará para a sala. Ver se está adequado para o nível de aprendizado da turma, deve também respeitar o conhecimento de mundo dos alunos, levar textos que condizem com a realidade deles e com a língua materna (LM), fazer dessa prática algo prazeroso e que eles se sintam atuantes no momento da realização da leitura.
Habilidade de recepção oral, o objetivo é compreender a língua estrangeira através do que ouvimos.
Segundo a aula de Gina Teixeira, é uma habilidade que se dá em dois tipos de situações: interativos e não-interativos.
Interativos: são aquelas em que o aluno/ouvinte participa da ação, numa conversa por exemplo.
Não-interativo: a escuta é totalmente passiva, como assistir a um filme, ouvir uma música,etc.
OUTPUT
Trabalhar a produção escrita, aprendizado da produção textual, como se organizar/alinhar as ideias no momento da prática, para quem será destinado o texto, aprendizado da ortografia, etc.
4- FALAR / SPEAKING
Produção oral, não se refere apenas a pronúncia de palavras assim como a habilidade de ouvir, a fala não é um processo simples sendo que esta divide-se em três situações: interativo, parcialmente interativo e não-interativo.
Interativo: fala diretamente com a pessoa, como na habilidade de ouvir é uma situação mútua, pois em um diálogo por exemplo ao mesmo tempo que ouvimos nós também falamos, neste caso face-a-face. Pode ser também uma conversa telefônica.
Parcialmente interativo: situação em que nós efetuamos a ação e há pequenas interrupções, como uma aula de um professor, em que este fala/executa a ação e o aluno faz inferências.
Não -interativo: Transmissão de rádio, a ação da fala parte de apenas um sujeito o outro apenas escuta passivamente.