Na primeira aula da disciplina de Estágio Supervisionado Língua Inglesa I - a Profª. Gina Maria Imbroisi Teixeira nos apresenta a "Missão do curso de Letras", e já começa fazendo indagações a respeito do que é o estágio e quais as dificuldades que encontraremos.
A primeira indagação refere-se a visão dos professores de língua inglesa sobre o espaço da sala de aula no sentido de como ele conduz sua prática a partir de uma visão restrita, e é restrita pelo fato de apresentar-se apenas como prática, não há uma conversa entre a teoria e sua prática.
A segunda indagação refere-se ao método de ensino que seja ideal, e tenho aqui a pretensão de fazer uma reflexão a esse respeito, como sabemos que encontraremos nas instituições de ensino turmas heterogêneas e dentro de cada turma alunos diferentes uns dos outros, com diferentes níveis de conhecimento então, devemos ter métodos e técnicas diferentes que comportem o aprendizado e um resultado funcional para cada realidade, assim sendo, não existe uma receita pronta que possamos simplesmente utilizá-la tornando esta a ideal, mas sim uma gama de técnicas e métodos que sejam eficazes e isso aprendemos no decorrer do processo, tendo uma visão ampliada do que se necessita fazer ali.
Mas, para que serve o estágio?
Através da aula da professora Gina Teixeira, nos serve como uma atividade programada que nos treina quando nos coloca em contato com a realidade que iremos enfrentar futuramente a fim de que tenhamos conhecimento sobre a prática pedagógica e nossa importância como futuros profissionais mediadores do conhecimento que levará o aluno a construir seu caminho perante à sociedade.
Trata-se, portanto, de uma responsabilidade do professor com o aluno, com o saber e com a sociedade. Além de ser um compromisso da instituição acadêmica em conduzir o professor de amanhã a enxergar todo esse processo.
Os desafios que os professores encontrarão precisa de uma reflexão prévia com discussões em sala e a observação crítica sobre problemas e possíveis soluções através das necessidades observadas em sala (no estágio) para que tenhamos uma prática mais eficaz quando exercermos tal profissão, estar sempre aberto ao aprendizado digo sempre que o professor é um eterno estudante, disposto a ampliar seu conhecimento tornando isso uma das missões que talvez seja uma das mais importantes para nós, nunca deixar de lado os objetivos que tínhamos pela escolha do curso e manter o respeito por aqueles que esperam algo de nós. Fazemos parte de boa parte da vida de um estudante e muitos de nós somos vistos como uma referência, então que façamos a diferença na vida deles respeitando seu conhecimento prévio de mundo e levando-os a descobrir mundos ainda desconhecidos estando ambos sempre em sintonia e aprendendo juntos nessa longa caminhada.